O objetivo desse material educacional é poder disponibilizar um curso aberto no formato cMOOC (Curso Online Aberto e Massivo Conectivista) na área da audiologia para a população em geral no Brasil. A Wikiversidade foi escolhida para hospedar esse curso por ser integrada à Wikipédia, por ter suporte nativo a vários idiomas e por ser um recurso educacional aberto.
O desenvolvimento desse projeto possui apoio do Wiki Movimento Brasil (WMB), apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) — Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).
O curso é composto de oito módulos, e até o momento foi estruturado três módulos, à saber: Audiometria Tonal Liminar, Sistema Auditivo Periférico e Introdução à Psicoacústica Aplicada à Audição. Os módulos são compostos por aulas e quizzes que podem ser acessados da forma que o aluno preferir. O sumário e o conteúdo do curso foram elaborados com a participação de sete professores localizados em cinco universidades de três diferentes regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste).
O conteúdo do curso está conectado a verbetes da Wikipédia escritos em atividades em sala de aula por alunos da graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia em diversas universidades do Brasil (UFPB, UFSC e FOB) e em uma universidade do Canadá (Programme de Maîtrise et Doctorat en Ortophonie et Audiologie (UdeM)).
Este cMOOC também será usado como plataforma de divulgação de cuidados com a saúde auditiva numa campanha global do Dia Mundial da Audição, a Wiki4WorldHearingDay2023, um trabalho conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) com a Wikipédia.
A escolha da saúde auditiva como área temática para o curso se deve principalmente ao fato de que os problemas auditivos têm um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem com algum tipo de declínio em sua capacidade auditiva durante o curso de suas vidas. Isso representa cerca de 20% da população mundial.
Além disso, a OMS estima que a demanda por cuidados de saúde auditiva afeta um número superior a 430 milhões de pessoas em todo o mundo. Os problemas auditivos podem afetar negativamente a comunicação, a interação social e a saúde mental, além de representar um risco para a segurança pessoal e para a participação em atividades diárias, como trabalho, estudo e lazer.
Portanto, o curso de audiologia aberto e massivo pode ser um importante recurso educacional para prevenir e tratar problemas auditivos, além de oferecer informações científicas e atualizadas sobre este tema.
Brazil, Bauru, São Paulo
Contributed by: Adriano Arrigo (Twitter: @AdrianoArrigo)
Language: Portuguese, Brazil
License: CC-BY-SA